Prefeitura anuncia o maior Arraial de Belo Horizonte

tags

Quinta-feira, 1 Junho, 2017

por: Assessoria de Comunicação

Shows com Gino e Geno e Michel Teló já estão confirmados. Além do tradicional Concurso de Quadrilhas na Praça da Estação, a edição deste ano terá mais de 200 festejos juninos

Belo Horizonte está prestes a viver o maior Arraial de sua história. Em sua 39ª edição, o festejo junino cresce em números, em divulgação e em abrangência, tomando conta de todas as regionais da cidade. Por conta disso, deixa de se chamar ‘Arraial de Belô’ e se oficializa como Arraial de Belo Horizonte, com programação constante no período de 9 de junho a 9 de julho. Mais de 200 festas já foram cadastradas pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, sendo 158 abertas ao público. A programação completa, incluindo o tradicional Concurso de Quadrilhas a ser realizado na Praça da Estação nos fins de semana de 30/6 a 2/7 (Grupo de Acesso) e 8 e 9/7 (Grupo Especial), se encontra no site www.arraialdebelohorizonte.com.br

 

O Arraial de Belo Horizonte ganha ainda mais importância após ter sido contemplado, com projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, no Edital de Festejos Juninos lançado pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Embratur. Com isso, a capital mineira está hoje entre os cinco maiores destinos turísticos do período, ao lado das cidades de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA). 

Na prática, com essa conquista, o destino Belo Horizonte ganha em ações de promoção, divulgação e apoio à comercialização por meio do edital, realização de um press trip durante o evento (visita de jornalistas de todo o Brasil), divulgação nas redes sociais do Ministério do Turismo e da Embratur, com transmissão ao vivo nas mídias sociais, matérias jornalísticas, inserção no calendário de eventos juninos do MTur, encontro de negócios com a cadeia produtiva e divulgação em feiras e exposições de Turismo. É o Arraial de Belo Horizonte se tornando de vez um produto turístico, promovendo e projetando a cidade para todo o mundo, assim como o Carnaval. 

 

“Isso mostra que estamos no caminho certo, agregando e valorizando todas as festas juninas da cidade em prol do desenvolvimento do turismo, gerando emprego e renda da cadeia produtiva, além de divulgar e promover a capital mineira. Ao lado do reavivamento das tradições regionais, busca-se a real inserção do evento no calendário artístico e turístico brasileiro, como um atrativo típico de Minas e de Belo Horizonte, com aspectos e ações singulares que o diferenciam de outras festas juninas existentes no Brasil. Com o nosso Arraial, conseguimos unir elementos fundamentais de um excelente destino turístico, tais como a gastronomia, a dança, as tradições e a cultura junina da capital mineira”, explica Aluizer Malab, presidente da Belotur.

 

PROGRAMAÇÃO

Para a abertura oficial do Arraial de Belo Horizonte, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, vai realizar o Esquentão, festejo junino que irá transformar a Rua Goiás (entre Av. Augusto de Lima e Rua da Bahia) em um verdadeiro ‘caminho da roça’: forró, bandeirolas e barraquinhas regadas a quentão, canjica, milho verde, doces variados e muitas outras delícias estão programados para a festa, que acontece na sexta-feira (9/6), a partir das 17h, com entrada gratuita.

 

No sábado (10/6), a partir das 14h, um Cortejo Junino, com dezenas de carroças enfeitadas e acompanhadas por um bloco de rua de forró, sai da Avenida Afonso Pena (entrada principal do Parque Municipal) em direção ao Viaduto de Santa Tereza. Lá, outro bloco de rua estará esperando o Cortejo para um grande show em um caminhão-palco. 

O Concurso de Quadrilhas acontece na Praça da Estação nos fins de semana de 30/6 a 2/7 e 8 e 9/7. No palco principal, duas atrações de abrangência nacional já estão confirmadas: a dupla sertaneja Gino e Geno toca no domingo (2/7) e o cantor Michel Teló sobe ao palco no domingo seguinte (9/7). Os demais shows serão de artistas locais e ainda estão sendo confirmados. 

Programação associada em www.arraialdebelohorizonte.com.br

 

Cadastramento de festejos juninos

O prazo para o cadastro das festas juninas é até terça-feira, dia 6. Os interessados devem entrar em contato com a Belotur pelo email arraial.belotur@pbh.gov.br que serão respondidos com um formulário para preenchimento por parte do produtor. As festas juninas gratuitas, realizadas em logradouros públicos, ou seja, na rua, terão isenção das taxas de licenciamento: Preço Público para Uso e Ocupação de Logradouros; Taxa de Limpeza Urbana; e o fechamento de vias. Todos os eventos deverão estar licenciados. 

 

Blitz Junina

Uma jardineira irá rodar a cidade fazendo a Blitz Junina. A ação, que é realizada em parceria com a União Junina Mineira, pretende promover e divulgar o Arraial de Belo Horizonte levando quadrilhas para fazer apresentações em pontos turísticos da cidade. O roteiro das blitzen será divulgado em breve.

 

Aplicativo do Arraial de Belo Horizonte

A Belotur, em parceria com a Prodabel, está desenvolvendo o Aplicativo do Arraial de Belo Horizonte. Através do app, que estará disponível gratuitamente em IOS e no Google Play, o usuário se informa sobre toda a programação dos festejos juninos realizados no período de 9 de junho a 9 de julho. Além do tradicional concurso de quadrilhas na Praça da Estação, a capital mineira se transformará em um grande Arraial, com festas públicas e privadas, reiterando a sua tão forte cultura junina. 

 

ARRAIAL DE BELO HORIZONTE - 9/6 a 9/7 

 

Esquentão: 9 de junho, a partir das 17h

Rua Goiás, entre Avenida Augusto de Lima e Rua da Bahia.

Entrada Gratuita

 

Cortejo Junino: 10 de junho, a partir das 14h

Concentração: Avenida Afonso Pena (entrada principal do Parque Municipal)

Percurso: segue até o Viaduto de Santa Tereza

 

Entrada Gratuita

Concursos de Quadrilhas: Grupo de Acesso: 30/6, 1º e 2/7

Grupo Especial: 8 e 9/7

 

Entrada Gratuita

Shows confirmados (Praça da Estação): 

Gino e Geno: dia 2 de julho, domingo, a partir das 21h

Michel Teló: dia 9 de julho, domingo, a partir das 21h

Entrada Gratuita

 

Prazo para cadastro de festas juninas

6/6, terça-feira, pelo e-mail arraial.belotur@pbh.gov.br

 

Foto: Carlos Augusto