Rolé em BH propõe aula de história a céu aberto

tags

Quarta-feira, 25 Maio, 2016

por: Assessoria de Comunicação

Projeto aberto ao público oferece visitas a pontos turísticos da cidade acompanhadas por historiadores

Belo Horizonte recebe, no dia 28 de maio, o projeto Rolé Brasil, uma verdadeira aula de história e arquitetura a céu aberto, disponível para quem quiser, gratuitamente. Realizado pelo Estúdio M'Baraká com apoio da Belotur, a iniciativa prevê um passeio pelas ruas da capital, começando pelo Palácio das Artes até chegar no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, contemplando seus museus e instituições culturais.

Os passeios, elaborados pelos historiadores William Martins e Rodrigo Rainha, expõem fatos, personagens históricos, curiosidades, informações urbanísticas e arquitetônicas de cada região. Os professores prometem um trajeto descontraído com olhar contemporâneo e linguagem coloquial, permitindo que o público se aproxime da história da cidade.

Em setembro, o projeto retorna a Belo Horizonte para explorar o Conjunto Moderno da Pampulha, prestes a se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

O Rolé Brasil
O objetivo do projeto é difundir a ideia de que a cidade é uma plataforma em constante construção, sendo a história um elemento importante para sua compreensão e potencial transformação. Além de Belo Horizonte, o Rolé Brasil contempla também Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Fortaleza e São Paulo.

Circuito Liberdade
O Circuito Cultural Praça da Liberdade é o maior conjunto integrado de cultura do Brasil. Os antigos prédios públicos foram transformados em espaços interativos que buscam espelhar a diversidade: acervos históricos, artísticos e temáticos; centros culturais interativos; biblioteca e espaços para oficinas, cursos e ateliês abertos; além de planetário, cafeterias, restaurantes e lojas.

Roteiro do Rolé em BH:
• Palácio das Artes