SEMANA SANTA EM BELO HORIZONTE

Segunda-feira, 25 Março, 2013

por: Assessoria de Comunicação - Foto: Marcelo A. Oliveira

Programação na capital vai desde as tradicionais celebrações religiosas até exposições no Centro Cultural Praça da Liberdade. Opções são variadas para belo-horizontinos e turistas

 
O feriado de Semana Santa se aproxima e a capital mineira oferece opções entre os dias 28 e 31 de março para aqueles que buscam momentos de fé e religiosidade. Para os que buscam lazer e descanso, Belo Horizonte também está repleta de opções artísticas e culturais para distrair e relaxar.
 
A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Teve início no Domingo de Ramos (24/03), celebração que recorda a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém e termina no Domingo de Páscoa (31/03), com a celebração da ressurreição.
 
Religiosidade - Na programação religiosa da Arquidiocese de Belo Horizonte, na Quinta-feira Santa haverá a Missa da Unidade, às 9h, no Mineirinho. Ainda na quinta, às 19h, na Paróquia Bem Aventurada Dulce dos Pobres, o Arcebispo Dom Walmor preside a Celebração Eucarística da Ceia do Senhor. Na Sexta-feira da Paixão, às 15h, acontece no Santuário Nossa Senhora da Conceição, a Ação Litúrgica. A noite, às 19h, na Praça da Estação, será realizada a encenação da Paixão de Cristo, com o apoio da Belotur e, em seguida, a procissão luminosa até a Paróquia São José.
 
Já no Sábado de Aleluia, Dom Walmor celebra o Momento de Oração pelos fiéis falecidos, às 9h, no Cemitério do Bonfim. E, para encerrar a programação religiosa, o Arcebispo preside, 31/03, Domingo de Páscoa, às 11h, a Celebração no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté.
 
A programação completa das paróquias de Belo Horizonte está disponível em: www.arquidiocesebh.org.br
 
Feriado Cultural - Para os belo-horizontinos e turistas que quiserem aproveitar o tempo livre, passeios culturais não vão faltar. No Circuito Cultural Praça da Liberdade, vários espaços estarão abertos para visitação. No Espaço TIM UFMG do Conhecimento, as exposições “Demasiado Humano” e “Universo Incrível” que utilizam diversos recursos audiovisuais e interativos, possibilitam ao público uma experiência visual, tátil e sensorial.
 
No Museu Mineiro está em cartaz a exposição da artista plástica Solange Pessoa, “Metaflor-Metaflora”. E ainda, a Biblioteca Pública Estadual Luiz Bessa, recebe a exposição “Mulheres: anônimas e visíveis” onde livros expostos contam a história da mulher no decorrer dos séculos.
 
 
O Museu Inimá de Paula estará aberto na Sexta-feira da Paixão, das 12h às 19h. Está em cartaz a mostra “Do moderno ao contemporâneo na coleção mineira”, com importantes trabalhos de Cícero Dias, Amílcar de Castro, Di Cavalcanti, Vik Muniz, dentre outros.
 
No centro cultural Lindeia Regina também tem programação garantida pra quem quiser aproveitar o feriado, depois das celebrações religiosas. Está em cartaz, até o dia 30 de março, a exposição “Banco de Memória Favela é Isso Aí”. A mostra apresenta 55 fotos dos últimos sete anos em favelas das cidade. As fotos são dos participantes do projeto da ONG Favela é Isso Aí. 
 
Confira a programação cultural em: www.pbh.gov.br/culturawww.circuitoliberdade.mg.gov.br e para acompanhar a agenda de eventos da cidade, acesse: www.belohorizonte.mg.gov.br

  • Belo Horizonte
  • Apoio: Belotur
  • Prefeitura de Belo Horizonte