TECNOFEIRA 2015 apresenta potencial dos técnicos em informática

Quinta-feira, 22 Outubro, 2015

Feira de tecnologia é aberta ao público e contará com exposição de projetos tecnológicos, palestras gratuitas, campeonato de robótica, dentre outros

A Tecnofeira 2015 - a maior Feira Estudantil de Tecnologia de Minas Gerais - acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro no Minascentro, apresentando ao mercado 59 projetos tecnológicos, entre sites, softwares e aplicativos, com soluções inovadoras em diversos setores. Os trabalhos em exposição foram idealizados e desenvolvidos por alunos do terceiro ano do Colégio Cotemig como projeto de conclusão do curso técnico em informática. 

O evento, que já está em sua 22ª edição, é destinado a estudantes, profissionais de Tecnologia da Informação, empresários e entusiastas em tendências tecnológicas. Fazem parte da programação o campeonato de Robótica, oficina de robótica, estandes de jogos, e a Feira de Oportunidades, um espaço onde empresas e agentes de integração, apresentam plano de estágios, programas de trainee e vagas, dentre outros. 

Os visitantes também poderão conferir cinco palestras gratuitas. Na sexta-feira, 27/11, a consultora em Segurança da Informação e Tecnologia da Informação, Francimara Teixeira Garcia Viotti, fala sobre “Segurança da Informação – Ameaças e Soluções”. No mesmo dia, haverá a palestra “Revolução Digital e Negócios Disruptivos. O que isso tem a ver com você?”, com Mauro Carrusca, consultor de empresas da Fundação Getúlio Vargas e do SEBRAE. Fechando o dia, a palestra “Gamificação: conceitos e usos em aplicativos móveis”, por Alexandre “Montanha” de Oliveira, especialista com certificado em Gamification pela University of Pennsylvania. No dia seguinte, Patrícia Peck, advogada especialista em Direito Digital fala sobre “Relações Educacionais Digitais”. Ainda no sábado, Cleiton Maranhão, da Hotmart, empresa líder na distribuição de produtos digitais no Brasil, fala sobre “O empreendedorismo digital como divisor de águas”.

O coordenador Técnico do Cotemig, Leonardo Fonseca de Souza, explica que a Tecnofeira é um evento tradicional e já compõe o guia de eventos da Belotur. “É um ponto de encontro de aficionados por tecnologia para troca de ideias, apresentação de tendências e contribui para o fortalecimento do setor no estado. É um espaço em que os estudantes do curso técnico do Colégio Cotemig se apresentam para o mercado e mostram o seu potencial através das suas criações. Os trabalhos têm como perfil a criatividade e o baixo custo de implantação”, explica Leonardo. 

Nessa edição, 400 alunos participam da feira. Os projetos, realizados em equipes, se caracterizam pelo desenvolvimento ou customização de um software, aplicativo ou site. O grupo de Yuri Bispo Martins desenvolveu um software que traduz o texto digital para o Braile. Diferentemente das ferramentas já existentes, em que o deficiente visual ouve o texto, com o “Sense” será possível acessar o texto pelo tato, através de um dispositivo com pinos que simulam o código Braile. “Nós apresentamos o projeto para o diretor do Instituto São Rafael, que é deficiente visual, e ele gostou bastante. As tecnologias já existentes são caras, em torno de R$ 10 mil. O nosso projeto tem um custo final mais baixo”, conta Yuri. 

Outra proposta que estará em exibição na feira é a capa de celular carregadora movida à energia solar. “Pensamos em uma alternativa para ajudar na sustentabilidade e melhorar a economia de energia. O ‘Light in Case’ tem um armazenamento interno à bateria e luz de led para mostrar a porcentagem de energia armazenada. Além de carregar o SmartPhone, ela irá proteger o dispositivo móvel”, explica o líder do grupo, Henrique de Sousa Padilha. Os melhores trabalhos, avaliados durante o processo de criação e a apresentação na feira, são premiados.

 

Tecnologia e Sustentabilidade

 

Durante a Tecnofeira 2015 serão instalados, na entrada Minascentro, coletores de lixo eletrônico para que a população possa descartar computadores, rádio, televisores, celulares ou quaisquer equipamentos eletrônicos inutilizados. Essa ação faz parte de uma campanha permanente, realizada pelo Grupo Cotemig, de conscientização sobre a necessidade do descarte correto do lixo eletrônico e da aquisição responsável das novas tecnologias. A instituição de ensino mantém uma parceria com a E-mile, empresa de reciclagem, e as unidades Barroca e Floresta se tornaram posto de coleta permanente de e-lixo.

 

TECNOFEIRA 2015

Local: Minascentro – Avenida Augusto de Lima, 785, centro.

Data: 27 e 28 de novembro.

Horário: De 14h às 21h

Entrada franca

Outras informações: www.tecnofeira.com.br