UM CASO DE AMOR A BELO HORIZONTE E AO FUTEBOL

Terça-feira, 25 Junho, 2013 (Todo dia)

por: Assessoria de Comunicação - Foto: Acervo Belotur

Voluntário de Posto de Informações Turísticas atende o torcedor narrando sua paixão pela cidade e pelo futebol

“A maior zebra da Copa Mundo de 1950 foi a seleção da Inglaterra, favorita à campeã do torneio, perder para os Estados Unidos por 1 a 0. Esse fato se tornou histórico na Copa e até hoje muitos canadenses e norte-americanos que visitam Belo Horizonte tem vontade de conhecer o Mineirão achando que a partida foi realizada lá. Mas, a grande curiosidade é que a partida foi realizada no Estádio do Independência e o Mineirão só foi inaugurado 15 anos depois, em 1965”. Muitos turistas que passam pelo Posto Móvel de Informações Turísticas, instalado em frente à Igrejinha da Pampulha, surpreendem-se com essa e outras curiosidades contadas por Mário César Filho, um dos atendentes voluntários do posto. 
 
Funcionário da Prefeitura de Belo Horizonte, Mário é assistente administrativo no BH Resolve desde 2012. Historiador e pós-graduado em Sociologia, ele conta que é muito gratificante poder transmitir seu conhecimento sobre a cidade e sobre a história de Minas Gerais. “Logo que vi a oportunidade de trabalhar nos postos de informação da Belotur, durante a Copa das Confederações da FIFA, me inscrevi. Sou apaixonado por cultura e história e essa foi uma grande chance de trabalhar bem perto com o público. Falar da nossa cidade para os visitantes é muito bom!”, diz.
 
Ele conta que neste período em que está trabalhando no Posto Móvel de Informações Turísticas instalado na Pampulha, atendeu turistas de todo o Brasil e nigerianos que vieram acompanhar o jogo realizado  na última segunda-feira (17/06), no Mineirão. “Pessoas que já são acostumadas com arte e beleza natural de cidades de todo o mundo, vêm a Belo Horizonte e ficam maravilhadas com a nossa cidade. A Pampulha, um dos mais belos cartões postais da cidade, encanta as pessoas”.
Mas paixão de Mário não pára por ai. Fã de futebol e torcedor do América, ele possui um rico acervo sobre o esporte. Só de camisas do América, seu time do coração, são 276 unidades. Isso, sem contar as relíquias do Estádio Independência que o funcionário público guarda em casa, como o antigo placar do estádio e o primeiro pedaço da arquibancada removido na última reforma.
 
Desde 2005, Marinho César, como é conhecido, já realizou diversas exposições. Uma das mais importantes foi feita no saguão do Palácio das Artes, em comemoração aos 100 anos do América. Quem visitar a exposição “Belo Horizonte F.C. – Trajetórias do futebol na capital mineira”, em cartaz atualmente no Museu Histórico Abílio Barreto, poderá conferir um pouco do acervo futebolístico de Marinho, com faixas, fotos históricas, ingressos, etc. O amor pelo futebol é tanto que ele virou colunista em um portal de notícias.
 
Postos de Informação Turística para Copa das Confederações
 
Desde o início da Copa das Confederações (15/6) está em funcionamento o Posto de Informações Turísticas Móvel, localizado próximo à Igrejinha da Pampulha, dando suporte e atendimento em uma das regiões de maior interesse turístico de Belo Horizonte. E também, no desembarque do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), o Centro de Atendimento ao Turista conta com profissionais capacitados para orientar os visitantes 24 horas por dia, durante todo o torneio.
 
Os nove Centros de Atendimento ao Turista (CAT) da Belotur estão funcionando em horário especial, durante a Copa das Confederações. Localizados em pontos estratégicos, como Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Terminal Rodoviário, Mineirão e Mercado Central, os CAT’s tem o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar, além da população de Belo Horizonte, também os visitantes nacionais e estrangeiros, apresentando os atrativos da cidade e do entorno para que o torcedor aproveite ao máximo sua estada em Minas Gerais.
 
Conheça a localização e os horários de funcionamento de todos os postos de atendimento ao turista:
 
AEROPORTO INTERNACIONAL DE BELO HORIZONTE TANCREDO NEVES – CONFINS
Endereço:
Rod. MG – 10 – Confins
Tel: 3689.2557
Horário de Funcionamento: 24h 
 
CENTRO DE REFERÊNCIA TURÍSTICA ÁLVARO HARDY – VEVECO
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 855 – Pampulha
Tel: 3277.9987
Horário de Funcionamento:
Segunda a domingo: de 8h às 18h
 
AEROPORTO DA PAMPULHA
Endereço: Praça Bagatelle, 204 – Pampulha
Tel: 3246.8015
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta: de 8h às 17h / Sábado: de 8h às 16h / Domingo: de 13h às 18h
 
MERCADO DAS FLORES/PARQUE MUNICIPAL
Endereço: Av. Afonso Pena, 1055 – Centro
Tel: 3277.7666
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta: de 8h às 20h / Sábado, domingo e feriado: de 8h às 17h
 
RODOVIÁRIA
Endereço:  Praça Rio Branco – Centro
Tel: 3277.6907
Horário de funcionamento:
Diariamente: de 8h às 22h
 
BELOTUR
Endereço: R. Pernambuco, 282 – Funcionários
Tel: 3277.9754
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta: de 8h às 18h
 
BH RESOLVE
Endereço: Av. Santos Dumont, 363 e R. Caetés, 342 – Centro
Horário de funcionamento: 
Segunda a sexta: de 8h às 18h (Atendimento presencial)
 
ALÔ TURISMO
Tel: 156 (BH) e 3429.0405 (outros locais)
Horário de funcionamento:  24h(Atendimento Telefônico)
 
MERCADO CENTRAL
Endereço: Av. Augusto de Lima, 744 - Centro
Tel: 3277.4691
Horário de funcionamento: Segunda a sexta: 9h40 às 18h / Terça: de 8h às 16h30 / Quarta a Sábado: de  8h às 18h / Domingo e feriado: de 8h às 13h
 
POSTO MÓVEL
Local: próximo à Igrejinha da Pampulha
Horário: 10h às 19h