Polo da Moda

Moda

Polo da Moda

Belo Horizonte já é uma das capitais do país consideradas como berço da moda graças à exportação de profissionais como Ronaldo Fraga e Victor Dzenk. A capital mineira é referência nacional na produção de moda e são inúmeras as regiões da cidade que se destacam nesse importante setor econômico. Lourdes, Savassi e os tradicionais bairros atacadistas do Barro Preto e do Prado expõem o melhor da confecção belo-horizontina. 

Barro Preto

O Barro Preto é um dos bairros mais antigos de Belo Horizonte e destaca-se como um grande polo de moda, atraindo compradores de todo o País. São mais de 800 lojas de pronta-entrega localizadas na região, distribuídas entre galerias e shoppings, que recebem cerca de 350 mil compradores diariamente. Esse movimento é responsável pela geração de 80 mil empregos, diretos e indiretos, incluindo 2 mil costureiras da capital e outras cidades de Minas Gerais.

Barro Preto (Foto: Revista Viver Brasil)

Barro Preto (Foto: Revista Viver Brasil)

A predominância na comercialização fica por conta do atacado – apenas 30% fazem vendas também no varejo. Pelo seu potencial de atração, é um dos destaques no segmento de turismo de negócios de Belo Horizonte em função de marcas bem estruturadas no mercado nacional de vestuário, calçados, acessórios em couro e artesanato.

Reconhecido nacionalmente como um centro de moda, o Barro Preto reflete as tendências da moda mineira, comercializando os mais diversos estilos de sapatos,acessórios, vestuário esportivo, roupas femininas, masculinas, infantis, surf wear, moda íntima, moda praia. A moda do bairro possui fama de fashion, descolada e criativa, além de ter boa qualidade e preço baixo. Essas qualificações trazem pessoas de todo o país, principalmente do nordeste e Espírito Santo, para comprar e revender o que é moda e estilo do Barro Preto.

Prado

Também considerado, junto com o Barro Preto, um dos principais polos de moda atacadista da cidade, o bairro Prado possui lojas e confecções renomadas.  Uma característica é que muitas das confecções ficam em residências. Casas com arquitetura antiga servem de fábricas e ateliê para os estilistas, que recebem pessoas de classe média/alta para fazer compras. Normalmente, as visitas são agendadas e as fábricas só vendem no atacado. Nas datas comemorativas - como Natal, Dia das Mães, dos Pais e dos Namorados - acontecem os bazares das lojas, nos quais os revendedores conseguem comprar as roupas a preços especiais.

Lourdes

Considerado um dos bairros mais charmosos da capital mineira, o Lourdes possui o metro quadrado mais valorizado de Belo Horizonte. Fundado na década de 30, o bairro faz parte do projeto original de BH e já foi projetado para abrigar as famílias mais ricas da cidade. Muitos dos casarões foram ocupados por lojas requintadas, fazendo com que o bairro se consolidasse como polo de moda e artigos de luxo para os exigentes públicos das classes A e B. O local reúne lojas que vendem grifes nacionais e internacionais e atendimento exclusivo.

Para quem gosta e pode usufruir de muito luxo e requinte, o bairro de Lourdes é o endereço certo. Além de moda, o local reúne também lojas de decoração, antiquários, cafés e restaurantes para os mais sofisticados paladares. O bairro abriga ainda o Shopping DiamondMall, o Minas Tênis Clube, o Instituto Metodista Izabela Hendrix e a Sede Administrativa do Clube Atlético Mineiro. A maioria dos estabelecimentos mais luxuosos está concentrada no quadrilátero formado pelas ruas Santa Catarina, Bárbara Heliodora, São Paulo e Rio de Janeiro, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Minas Trend Preview (Foto: Agência Fotosite)
EVENTO - MINAS TREND PREVIEW

O Minas Trend Preview, realizado duas vezes ao ano em Belo Horizonte, é o único evento de pré-lançamentos já consolidado como um dos maiores acontecimentos de moda e comportamento do país. O evento é também um importante espaço de geração de negócios.  São palestras, desfiles e salão de negócios para lojistas de todo o Brasil, compradores internacionais, jornalistas e formadores de opinião. Conceito inédito no país, o Minas Trend Preview promove a troca de conhecimento, a integração entre profissionais e estimula o crescimento e a organização do setor. 

Saiba mais em: www.minastrend.com

Estilo de Vida

Em BH, o que não falta são opções de lazer em parques, praças e áreas verdes que...
Pinceladas hereditárias e amor pela arte. A criatividade e a expressão por meio da pintura marcam duas gerações de uma família de Belo Horizonte

Meu Estilo

O jeitinho mineiro é inconfundível em qualquer lugar. Quando o mineiro reúne uma roda de amigos é certo que simpatia e receptividade serão os ingredientes principais da conversa. E os belo-horizontinos sabem muito bem aproveitar essa característica especial de Minas e transformam todo esse "jeitinho mineiro" em um estilo próprio da capital do pão de queijo.

Na Seção Meu Estilo você poderá mostrar o estilo belo-horizontino de ser. Conte quais os lugares que você gosta de frequentar, qual o buteco mais legal, quais os eventos que mais têm a cara de Belo Horizonte e o que você gosta de fazer aqui na capital mineira.

Grave um vídeo em um lugar especial, tire uma foto, mostre sua cara, mostre seu jeito, mostre seu estilo.

Clique aqui para enviar o seu estilo

Divulgar conteúdo