Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Cultural

Ciclo de debates: “Sábados feministas”

Descrição

No dia 9 de março, sábado, a partir das 9h30, a Academia Mineira de Letras dá início ao Ciclo de debates intitulado “Sábado feministas” - uma parceria entre a AML e o Movimento Feminista Quem Ama Não Mata (QANM). 

Na estreia, no mês em que se celebra o dia Internacional da Mulher, a proposta é a debater “Mulheres na Ópera: por um olhar feminino”, com a diretora cênica Julianna Santos. 

A palestra oferece ainda ao público apresentações musicais com árias interpretadas pelas cantoras líricas da Fundação Clóvis Salgado Tereza Cançado, Lilian Assumpção e Daiana Melo, acompanhadas pelo pianista Fred Natalino, arranjador da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 

Com entrada franca e interpretação de Libras, o encontro acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores.

  

E dia 11 de maio, sábado, a partir das 10h, a Academia Mineira de Letras (AML) recebe a palestra “O protagonismo da mulher negra, hoje, na educação e na política” com Macaé Evaristo, deputada estadual, doutoranda em Educação, e Luana Tolentino, doutoranda em Educação e escritora.

 Ambas comprometidas com a pauta feminista e antirracista. 

O evento faz parte do terceiro encontro do Ciclo de Debates “Sábado Feministas”, realizado em parceria entre o Movimento Quem Ama Não Mata (QANM) e a Academia Mineira de Letras. 

A palestra será no auditório da AML com abertura de portões 30 minutos antes do início do evento. 

Com entrada gratuita e interpretação em Libras, a palestra acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e seiscentos médicos cooperados e colaboradores. 

Durante palestra, a deputada estadual Macaé Evaristo fala da importância das mulheres negras na política, abordando a desigualdade de gênero e de raça e a trajetória de mulheres negras inspiradoras como Sojourner Truth, Benedita da Silva, Antonieta de Barros e Lélia González.

 A palestrante traz uma reflexão a partir dos conceitos “feminismo afrolatinoamericano” e “escrevivência na política”. 

Já Luana Tolentino apresenta palestra a respeito da importância de se promover uma educação antirracista nas escolas, enquanto elemento primordial para construção de uma sociedade justa e democrática. 

Apresenta ainda reflexões sobre o que tem significado ser mulher negra no Brasil, sobre os desafios enfrentados por esse grupo social, como também as estratégias encontradas para sobreviver ao racismo.

Localização
Auditório da Academia Mineira de Letras - Rua da Bahia 1466 - Bairro Lourdes
Centro-Sul
Eventos neste mesmo local

Horários
a
Parceria entre a Academia Mineira de Letras e o Movimento Quem ama não mata, o projeto traz, até novembro deste ano, oito encontros mensais gratuitos na sede da AML, com discussões sobre a pauta feminista.
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar