Ouro Preto

Vista geral de Ouro Preto (Foto: Bruno Girin)
Um verdadeiro mergulho em outro tempo e espaço da história de Minas Gerais e do Brasil. Essa é uma das sensações que o visitante tem ao chegar a Ouro Preto, cidade centenária, localizada a apenas 98 quilômetros de Belo Horizonte. Foi o primeiro sítio brasileiro a ser tombado como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, devido à relevância do seu conjunto monumental e seu traçado urbano integrado à paisagem.

A antiga Vila Rica já surgiu no final do século XVII com um nome profético. Rica em história, arte, cultura, religião e política, Ouro Preto foi cenário de acontecimentos que marcaram os rumos do desenvolvimento nacional. Considerada a mais importante cidade do ciclo do ouro, hoje Ouro Preto concentra exemplares da arquitetura barroca de valor excepcional, representando a obra-prima do gênio criativo humano e testemunho único de uma tradição cultural.

A grande diversidade turística fez da antiga capital de Minas uma das cidades mais visitadas em todo o Estado. Entre os pontos atrativos, estão o Museu da Inconfidência, a Feira de Artesanato, as igrejas São Francisco de Paula, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Francisco de Assis, além das matrizes Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Pilar. Esta é considerada uma das mais requintadas do barroco. O acervo conta com uma magnífica talha coberta de ouro e mais de quatrocentos anjos esculpidos. Foram empregados, em sua ornamentação, cerca de 400 quilos de ouro e 400 de prata. Em anexo, na sacristia, está o Museu de Arte Sacra do Pilar.

veja mais

Dados Gerais de Ouro Preto

Localização: Serra do Espinhaço, reserva mundial da biosfera, no quadrilátero ferrífero do Estado de Minas Gerais.
Latitude: 20º 23’ 28” sul.
Longitude: 43º 30’ 20” oeste.
Área total: 1.194km2

População: 70.227 habitantes (IBGE, 2010)
Relevo: irregular
Altitude: até 1.179 metros
Clima: tropical de altitude, úmido (característico das regiões montanhosas, com chuvas durante os meses de dezembro e março)

Média Máxima: 22,6ºC
Média Mínima: 13,1ºC
Média anual: 17,4ºC
Mínima: 6ºC (julho)
Máxima: 28ºC (janeiro)

Além das igrejas, a cidade também possui diversas minas de ouro. Destaque para a Mina do Chico Rei, uma das maiores do Estado, que pertenceu ao Chico Rei, figura lendária que era escravo na África e foi trazido para o Brasil. Após comprar a sua alforria e a de seus conterrâneos, foi considerado rei em Ouro Preto. A mina tem 1.500 metros de extensão e foi desativada em 1888 e agora está aberta para visitação.

Quem admira a arte barroca, quer ver igrejas ricas em monumentos religiosos cobertos de muito ouro, conhecer projetos arquitetônicos que refletem a colonização portuguesa, visitar as minas utilizadas pelos escravos para a retirada dos metais preciosos e ainda ter a oportunidade de realizar passeios ecológicos, certamente vai se divertir em Ouro Preto.

Como chegar
De Belo Horizonte, o caminho mais prático e todo asfaltado é pela BR-040, sentido Rio de Janeiro. Depois de rodar aproximadamente 20 quilômetros, entre no trevo, sentido Ouro Preto (BR 356 - rodovia dos Inconfidentes) e siga até a cidade.