Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Cultural

Programação Maio 2024 - Centro Cultural Vila Marçola

Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita.

Confira a agenda do Centro Cultural Vila Marçola logo abaixo

Artes Cênicas

Espetáculo Corações Trapezistas – Circo do Sufoco

Um avô e seu neto viajam pelo país levando, de cidade em cidade, a magia da arte circense. Duas gerações de palhaços convivendo com as memórias do passado e as dificuldades dos dias atuais. Corações Trapezistas é um espetáculo de rua que faz uma homenagem aos circos tradicionais, que atualmente lutam para sobreviver no Brasil. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

• Dia 14, terça, às 14h30]

Espetáculo Patriota – Palhaço Chouriço

Patriota é um número de palhaço, tragicômico, que utiliza a linguagem do circo-teatro para abordar as questões étnico-raciais. O eixo central é resgatar o humor tradicional do circo através das gangues da palhaçaria, que buscam em seu enredo entreter e trazer uma reflexão com uma dramaturgia simples e divertida, porém decididamente delicada, quando aborda em seu contexto temas atuais, como a vida negra nas periferias. A apresentação é inspirada na obra Os Bruzundangas, de Lima Barreto, escritor negro e brasileiro nascido no século XIX. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

• Dia 16, quinta, às 14h

Artes Visuais

Exposição Circuito Hip-Hop Barreiro

Como resultado do chamamento público para artes visuais, esta exposição itinerante traz obras dos artistas Ed-Mun, Fresh, Kroif, Mano Dean, Mart Posse, Riot, Tina Soul, Wanatta e Zi Reis. As obras foram produzidas em residência artística no final de 2022. O Circuito Hip-Hop Barreiro tem como premissa o reconhecimento e a valorização da cultura hip-hop em Belo Horizonte, tendo como foco a região do Barreiro.

• Público: a partir de 6 anos
  • Visitação: no horário de funcionamento do CCVM

Multiáreas

Oficinas Samba da Meia Noite

Circuito de formação de aulas teóricas e práticas com eventos semanais. O circuito trará, dentro das propostas, mentorias com foco em empreendedorismo social em paralelo a estudos de manifestações culturais e negras afro diaspóricas incluindo o samba de roda. Serão doze atividades divididas em três centros culturais, sendo duas voltadas ao ensino de práticas artísticas e duas voltadas para o empreendedorismo.

• Público: a partir de 14 anos
  • Dias 4, 11, 18 e 25, sábados às 10h

Groove de Favela – 4ª edição

O Groove de Favela é um evento que traz uma programação variada, com artistas do Aglomerado da Serra, e vem com o objetivo de exaltar as coisas boas, quebrar paradigmas e olhares que demonizam as favelas. Nesta edição, oficinas e apresentações artísticas com o tema House Music. Coordenação: Walisson Culu.

• Público: a partir de 6 anos
  • Dias 18 e 19, sábado e domingo, das 9h às 18h

Encontros e Oficinas

Danças Populares Brasileiras

A oficina é uma estratégia de resgate cultural na comunidade e tem o objetivo de proporcionar bem-estar, saúde, diversão e conhecimento em danças populares, enriquecendo nossa cultura. A atividade envolve música, socialização e mobilidade aeróbica. Orientação: Kênia Pimenta. Parceria: Fica Vivo! Serra.

• Público: de 12 a 24 anos
  • Inscrições: no Centro Cultural
  • Terças e quintas, das 17h30 às 19h30

Encontros para Dançar – Escola Livre de Artes Arena da Cultura

Nesta oficina, os(as) participantes são convidados(as) a vivenciar o prazer de dançar e estar em movimento e a ampliar a compreensão sobre a dança como campo artístico.

• Público: a partir de 14 anos
  • Quartas, das 19h às 20h30

Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura

Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.

• Público: infantil, a partir de 4 anos
  • Quintas, das 16h45 às 18h15

Brincando com o espaço – Escola Livre de Artes Arena da Cultura

A oficina envolve aprender a ver e sentir os objetos como formas, cores, texturas, que podem parecer e “virar” outros objetos e descobrir que podemos fazer “cenários” e “espaços criativos” para usar em cenas de teatro, coreografias, jogos ou brincadeiras, usando essas coisas e objetos. Com Zildo Flores.

• Sábados, das 14h30 às 16h30

Biblioteca

Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.

• De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h

Cessão de Espaço

O CCVM disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!

Telecentro

Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.

• De terça a sábado, das 13h às 17h