Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Cultural

Programação Maio de 2024 - Centro Cultural Nordeste - Usina de Cultura

Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação é gratuita.

Confira a agenda do Centro Cultural Usina de Cultura logo abaixo.

Artes Cênicas

Dança Livre

Aula com compartilhamento de métodos e técnicas ligadas à cultura da dança contemporânea e suas especificidades corporais e físicas. Professora: Eliane Franco.

• Quartas, das 14h30 às 15h30

Artes Visuais

Exposição Rainhas Negras – 2ª Edição

Do fotógrafo, produtor cultural, professor de dança e coreógrafo Márcio Silva, é uma intervenção artística e cultural negra que propõe uma série fotográfica com o objetivo de dar destaque às mulheres negras afrodescendentes dentro da sociedade por meio da fotografia. Trata sobre identidade, empoderamento, beleza, auto estima, afeto e autoconhecimento. A série é composta por mulheres negras de BH e região metropolitana.

• Visitação: no horário de funcionamento do CCUC

Clube de Leitura

Encontro para se falar de narrativas, as mais diversas, um papo aberto sobre as impressões da sua leitura naquele momento. Mediação: Diego Dávila.

• Dias 2 e 16, quintas, das 19h às 20h30

Hora do Conto e da Leitura

Leitura de histórias na Biblioteca, utilizando livros e intervenções com narrativas oralizadas e/ou recontos, mesclando música e linguagem cênica. Mediação: Diego Dávila.

• Público: a partir de 6 anos
  • Dia 23, quinta, das 14h às 15h

Multiáreas

Oficina Projeta

A oficina pretende reunir o melhor da poesia com o melhor do design em todas as suas potências. Os participantes serão convidados a propor e criar textos com a concisão do haicai, tendo a orientação de um escritor e um designer. As oficinas contarão com a mediação do escritor Renato Negrão.

• Dias 14, 16, 21 e 23, terças e quintas, das 19h às 22h; dias 18 e 25, sábados, das 14h às 17h

SaraUsina!

Leituras, performances poéticas e diversas intervenções com microfone aberto. Mediação: Diego Dávila.

• Dia 23, quinta, das 19h às 21h

VENUSIANA – Residência Artística para Mulheridades

Projeto de caráter formativo inspirado na poética de “Venusiana”, primeiro álbum solo da cantora, professora e compositora mineira Sofia Cupertino. O objetivo principal da residência é oferecer a mulheres, em suas mais diversificadas vivências, espaço de acolhimento, abertura e expressão através da música, e, mais especificamente, através do canto.

• Público: mulheres cis e trans, com idade a partir de 30 anos
  • De 7 a 10/5, terça a sexta, das 19h às 22h; dia 11, sábado, das 13h às 17h

Patrimônio Cultural

Evento Folia de Reis Turmalinenses

A Festa do Divino de Turmalina visita os turmalinenses que residem em BH e região. O objetivo do evento é fazer com que os conterrâneos residentes se sintam ainda mais motivados para a grande festa que acontecerá no terceiro final de semana de julho. Além da devoção ao Divino Espírito Santo, o encontro terá também muita diversão: Danças folclóricas, cantoria, poesia e comidas típicas de Turmalina e do Vale do Jequitinhonha.

• Dia 4, sábado, a partir das 14 horas

Capoeira Infantil

Treinos de capoeira infantil com Instrutor Júlio, do grupo Capoeira Ojuran.
Público: a partir de 10 anos

• Inscrições: no Centro Cultural
  • Quartas, das 19h às 20h

Capoeira Adulta

Aulas de capoeira adulta com Mestre Touro, do grupo Capoeira Ojuran.

• Quartas, das 20h às 21h

Encontros e Oficinas

Lian Gong em 18 Terapias
Ginástica terapêutica desenvolvida especialmente para prevenir e tratar dores crônicas, fundamentada na medicina tradicional chinesa. Orientação: Nayara. Realização: Centro de Saúde Ozanan.

• Terças e quintas, das 7h30 às 9h30

Arteiras da Alegria

Encontro para troca de experiências em artesanato.

• Terças e quintas, das 13h30 às 17h

Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura

Encontro para brincar e se divertir, com orientação do brincante Léo Ladeira.

• Público: a partir de 6 anos
  • Terças, das 17h30 às 19h

Oficina Música de Rua

Aulas de música com percussão e instrumentos de sopro.

• Terças, das 19h às 22h

Treinamento Funcional

O treinamento funcional é um método dinâmico que tem como fundamento trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, fortalecendo o corpo de forma geral. Tem como vantagem a variedade de implementos utilizados, como halteres, escada de agilidade, elásticos, bastão, entre outros, e até mesmo o próprio peso corporal. Orientação: Nilver Lopes de Souza.

• Público: adulto
  • Quartas e sextas, das 7h às 7h40 (turma 1) e das 8h às 8h40 (turma 2)

Oficina de RPG

Criar uma experiência educativa e divertida por meio da combinação do mundo de Pokémon com o jogo de RPG.

• Público: adolescente e juvenil
  • Sábados, das 14 às 16h

Encontros com a Cultura – Reunião da Comissão Local

Reunião de artistas, produtores e frequentadores do CCUC, com o objetivo de dialogar sobre a cultura em nosso território. Aberto a agentes culturais, parceiros e moradores da comunidade.
Público: adulto

• Dia 28, terça, às 18h30

Biblioteca

Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.

Cessão de Espaço

O CCUC disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!

Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
No horário de funcionamento da Biblioteca